Espetáculo em Kandui

Fotógrafo e surfista, Gustavo Rojas realiza o sonho de conhecer as séries afiadas de No Kandui, Mentawai.

0

Tinha apenas 10 anos quando abri uma das minhas primeiras revistas de surfe e fiquei impressionado com aquela esquerda perfeita, quebrando sobre águas turquesas e cristalinas. A descrição da foto era: “Em algum lugar nas Ilhas Mentawai”.

Fui fisgado por aquela imagem e meu sonho tornou-se uma caçada àquela onda perfeita. Apesar destes últimos 33 anos obcecados em conhecer o lugar, testemunhar esta onda de No Kandui de perto vai muito além do que palavras podem descrever.

No Kandui é considerada uma das ondas mais pesadas do mundo. Ela ainda quebra sobre uma afiada e rasa bancada de coral. Isso que o pico só funciona cerca de dez vezes por ano. Mas a espera valeu a pena e no último dia 22 de agosto consegui registrar o espetáculo do pico.

Quando No Kandui está quebrando perfeito, a atmosfera é de tirar o fôlego. Inspirando uma mistura de respeito e medo, a dificuldade e o perigo dessa onda é eminente, e isso a torna uma experiência quase que exclusiva apenas para surfistas mais experientes.

O barulho estrondoso da onda quebrando, o tremendo volume de água se movendo e as pessoas nos barcos vibrando com cada surfista que saía de um tubo – é tudo uma sobrecarga sensorial e nada menos do que muito emocionante e inesquecível.

Sem dúvidas posso dizer que esperar 33 anos para ver No Kandui perfeita e fotografá-la valeu a pena e foi muito melhor do que eu poderia ter imaginado. Ver esta onda funcionando foi um sonho que tornou-se realidade.

Para saber mais sobre o trabalho do fotógrafo Gustavo Rojas, siga o perfil @saltybloodphotography no Instagram.