A próxima fronteira

Com boas ondas e pouco crowd, Gana pretende tornar-se um destino popular de surfe nos próximos anos.

11

Lá fora é tudo pacífico. Você está no centro do mundo, literalmente, mas continua longe de tudo. O oceano à vista se estende desde a Antártida, sem interferências no caminho para barrar as ondulações. Enquanto isso, dois surfistas balançam calmamente sobre as pranchas enquanto esperam pela próxima série.

O local é Cape Three Points, a poucos passos do ponto 0° de latitude e 0° de longitude, exatamente na ponta sul de Gana. Esse é um dos melhores locais do país para surfar e aqueles dois surfistas são os dois únicos nesta sessão.

Com um litoral extenso e ondas de qualidade, Gana pretende tornar-se um destino de surfe nos próximos anos. Para isso, o governo vem investindo na base e na construção de escolas, surf-shops e outras coisas que possam alavancar o esporte na região.

Mas os surfistas mais devotados ainda mantêm silêncio quando perguntados sobre as ondas do país, na esperança de manter a região secreta. É verdade que o mundo atual ostenta cada vez mais pacotes de surf camps a destinos “paradisíacos”, mas Gana ainda se mantém como um lugar verdadeiro.

Banhado pelo Oceano Atlântico, os principais destinos de surfe do país são Kokrobite Beach, a 45 minutos de carro da capital Acra, e a cidade litorânea de Boshua, na região oeste do país. Mas Gana também esconde alguns segredos, além de picos para todos os níveis de surfe. Sem contar que está localizado na Linha do Equador, o que mantém as temperaturas da água e do ambiente sempre agradáveis.

O surfe em Gana é praticado há décadas. Naquela época, a madeira era usada como prancha por jovens que buscavam emoção. Mas isso até o fotógrafo e surfista Brett “Brights” Davies se estabelecer na costa Gana em 2010, quando o esporte foi formalizado.

Local da Grã-Bretanha, Davies lançou a WASA (West African Surfing Association), organizando doações de pranchas para toda a região, além de abrir a primeira escolinha de surfe local alguns anos depois. Seu trabalho já rende frutos, e alguns jovens talentos começam a despontar no país.

Atualmente, Brights também comanda uma surf-shop em Kokrobite. A praia, localizada a 30km de Acra, atrai muitos moradores da capital em viagens de bate-volta. Apesar de recente, o esporte no país começa a ganhar escolinhas, lojas e formar uma pequena indústria que promete impulsionar a economia local nos próximos anos.

Fonte Momondo