Luxo no Kandui Villas

Proprietário do resort Kandui Villas, Jordan Heuer fala sobre a vida dos sonhos em meio às ondas mais perfeitas da Indonésia.

0
Jordan Heuer é o responsável pela criação do resort mais luxuoso de Mentawai.

Por conta de sua experiência como surf guide no arquipélago de Mentawai, Jordan construiu sua reputação ao erguer o mais luxuoso e completo resort para surfistas do planeta, o Kandui Villas, um verdadeiro santuário para a surf trip mais hollywoodiana, com direito a barco no canal entre outras facilidades, requintes e mordomias.

Clique aqui para conhecer o Kandui Villas Resor

Estrategicamente localizado entre algumas das melhores ondas das Ilhas Mentawai, o visionário que veio de Kalapana, não perde um swell quando as condições são de perfeição em Rifles ou em qualquer outra bancada de seu imenso quintal de tubos.

“Surfo sempre quando as condições são adequadas para pegar tubo em pé ou quando minhas filhas também querem pegar onda. Meu treinamento é a experiência prática de vida”, diz Jordan.

Com exclusividade para o Waves, Jordan Heuer fala um pouco sobre este incrível trabalho de comandar um resort de serviços impecáveis e alta tecnologia em plena floresta, tudo com o objetivo de tornar possível o maior sonho do surfista, pegar ondas perfeitas o dia todo em picos como Kandui Left, Baby Kandui, 4 Bobs, A Frames, Hideaways, Nipussi, Beng Beng, Bankvault, E-Bay e sabe-se lá mais tantos outros secrets a serem desvendados.

Numa entrevista ao site da Surfer, você diz que isso coloca as pessoas em ondas grandes e perfeitas porque isso é algo que você também sempre quer fazer. Explica melhor isso pra gente.

Adoro ver o visual dos convidados e ouvir deles que acabaram de pegar a melhor e mais incrível onda de suas vidas. Fico feliz por fazer o melhor para qualquer convidado que tenha mentalizado conseguir a melhor onda de sua vida. A melhor onda de sua vida pode ser uma em torno de 1 metro que permita algumas curvas ou um nose ride no seu longboard, ou uma onda divertida com seu filho para finalizar com um hang five pode ser um barrel massivo sobre uma bancada rasa. Mas, o mais importante é ver e fazer com que os hóspedes descubram estas sensações e se aproveitem bastante a experiência do surf em nossa ilha paradisíaca.

Rifles, Kandui, Hideaways e Bank Vaults são suas ondas preferidas no arquipélago.

Em quase 20 anos nas Mentawai, qual é a melhor onda?

A melhor onda para mim ainda é Rifles, mas também amo Kandui, Hideaways, Bank Vaults e muitas outras ondas por aqui.

Depois de trabalhar como guia, você construiu o campo de surf mais respeitável e confortável do planeta. Como foi a construção desse sonho?

Antes fundei e construí o Kandui Resort no lado leste de nossa ilha. Mas, depois de ouvir muitos comentários de convidados desejando que tivéssemos um lugar melhor e com mais conforto, onde eles poderiam levar a namorada, esposa, filhos e famílias, percebi que precisávamos construir um lugar melhor e assim nasceu o Kandui Villas.

Felizmente, toda a minha experiência com o Kandui Resort tornou a construção do Kandui Villas um pouco mais fácil, sabendo o que fazer e que erros não evitar. Nada é fácil aqui com a nossa localização remota. Este trabalho consumiu cada momento da minha vida por três anos e meio, além de muito sangue suor e lágrimas para finalmente concluir o projeto.

Como você descreve os serviços e as ondas do seu resort de surfe?

O serviço e as ondas no Kandui Villas são inigualáveis. Não há outro lugar como este no planeta, pelo menos não que eu conheço!

Surfistas de todo o mundo visitam o Kandui. E de onde vem o maior contingente?

Nossa clientela é formada por surfistas de todo o mundo. Como há cada vez mais e mais pessoas surfando, agora até vemos surfistas dos lugares mais aleatórios e que eu nunca imaginei que houvesse surfistas, como a Lituânia. É difícil dizer que nossos hóspedes vêm de um país específico, mais do que de outro, porque todo ano é diferente e depende em grande parte das influências econômicas e políticas que determinam isso.

Em meio à selva, Kandui Villas conta com mordomias como barco no canal, rede de serviços impecáveis e alta tecnologia.

E quanto aos visitantes do Brasil?

Em 2012 e 2013, a maioria dos nossos hóspedes era do Brasil. Mas, infelizmente em 2014 o número de hóspedes brasileiros caiu radicalmente devido às razões econômicas e ao colapso da moeda brasileira. Este ano temos visto um aumento de hóspedes brasileiros, mas ainda não voltamos aos níveis de 2013. Esperamos que 2019 seja um ano melhor para os brasileiros e que eles possam viajar para cá e curtir nosso paraíso.

De todos os visitantes, quem foi o melhor surfista até hoje?

Essa é uma pergunta difícil! Tivemos tantos grandes surfistas nos visitando e cada um deles parece ter suas próprias habilidades especiais. Os melhores profissionais brasileiros que ficaram com a gente foram Filipe Toledo e Adriano de Souza, mas recentemente tivemos Everaldo Pato Teixeira aqui e ele é provavelmente o surfista profissional brasileiro mais versátil que já esteve conosco.

Em caso de acidente no surfe, que procedimentos o turista deve tomar e como o resort procede nestes casos?

O surfe é um esporte perigoso, com riscos inerentes e, ao vir aqui, você corre o risco de acontecer alguma coisa, mas quase sempre vale a pena! Com certeza os hóspedes costumam acabar com uma pequena lesão, mas geralmente não é nada grave, apenas arranhões nos recifes. Mas, às vezes são necessários pontos e até agora nenhuma grande emergência aconteceu com nossos hóspedes. Geralmente, temos um médico ou médico hospedado aqui conosco e eles podem ajudar os hóspedes com uma lesão em uma base de Bom Samaritano, mas não somos uma clínica médica aqui e só podemos fazer o melhor para ajudar os hóspedes, caso seja necessário.

Como analisa este mercado de resorts de surfe na Indonésia e como anda a concorrência?

Há muita competição entre os resorts de surfe na Indonésia e muitos reivindicam ser os melhores, mas não sentimos muita pressão competitiva aqui no Kandui Villas, já que temos a melhor localização para o surfe no planeta, e sempre nos esforçamos para fazer o melhor para nossos hóspedes, nossos trabalhadores e para o meio ambiente. No final do dia, este é um estilo de vida para nós mais do que um negócio e nós amamos compartilhar esta maravilhosa vida neste lugar maravilhoso com nossos hóspedes.

Jordan em um dia de rotina nas ilhas Mentawai.

E o que o resort oferece à namorada do surfista enquanto ela espera a chegada do waterman?

Namoradas e esposas podem desfrutar de nossas belas praias, natureza, observação de aves, mergulho, SUP, caiaque, piscina, ginásio, yoga, massagem, bilhar, pingue-pongue, internet wi-fi, TV Satelitte, massagem, pesca e muito mais.

E em termos de gastronomia, quais pratos são mais solicitados? De onde vêm os chefs?

Os hóspedes parecem adorar o nosso jantar ao lado da piscina. Todos os nossos chefs vêm das aldeias locais da Mentawai e somos treinados pelo chef Raihana Heuer.

Quais as maiores dificuldades para montar um negócio de primeiro mundo no meio da selva indonésia?

A maior dificuldade para levantar algo no meio da selva indonésia, numa ilha remota, é conseguir todos os materiais para fazer o trabalho e, em seguida, encontrar trabalhadores qualificados e gerenciá-los para fazer o trabalho. Esse projeto nos levou três anos e meio para ser concluído e a coisa mais difícil, razão pela qual demorou tanto para subir, foi a dificuldade para obter os materiais de construção.

Quais animais selvagens habitam sua área?

Temos sorte de não haver cobras venenosas em nossa ilha, como em outras ilhas próximas, que possuem muitas cobras venenosas e mortíferas, como víboras negras. Aqui na nossa ilha temos pítons, não-venenosas, lagartos, pássaros, roedores e muitas variedades de insetos que estão por toda parte nos trópicos.

E no mar, há outros perigos além das ondas?

Os principais perigos do surfe é ser atingindo pela própria prancha ou sua prancha atingir alguém. Depois vem o recife e as criaturas marinhas, como as medusas, mas estas são raras.

Ao lado das filhas no Kandui.

E como é o seu trabalho de fornecimento de água filtrada para a entidade Waves For Water? Como a população assimila os filtros? Existe acompanhamento após a visita da entidade pelas comunidades?

Com a ajuda de muitos convidados e doadores generosos, pudemos fornecer filtros de água potável para centenas de famílias nas aldeias locais ao redor do sul de Siberut. Tivemos uma implementação em outubro de 2018 e todas doações foram bem-vindas e muito apreciadas!

Você tem alguma ideia de quantas pessoas já participaram deste trabalho?

Nós fazemos as implementações do filtro de água com apenas alguns de nossos funcionários. Nós vamos para as aldeias, organizamos as pessoas selecionadas para aprender como usar e cuidar e ser responsáveis ​​por cada filtro, e nós as treinamos e testamos antes de dar o filtro e o balde.

Depois de tanto tempo vivendo a rica cultura deste país, que ensinamentos você leva para sempre?

Aprendi a ter muita paciência neste país e aprendi que, na maioria das vezes, as pessoas aqui fazem exatamente o oposto do que pode parecer lógico para nós. E não dá para se surpreender com isso ou reagir de maneira negativa. É apenas uma cultura diferente e devemos ter respeito por eles.

Quem fabrica suas pranchas?

Eu só comprei duas pranchas nos últimos 18 anos e costumo apenas usar pranchinhas doadas por meus amigos e convidados.

Qual é o seu modelo favorito para cada tipo de onda clássica na sua área?

Eu posso surfar praticamente com qualquer prancha, mas prefiro usar uma prancha um pouco maior, Tokoro, Minami ou Al Merick quando as ondas ficam grandes para que eu possa cair cedo e definir minha linha. Outro dia caí com um modelo tomo de 6’0” Slater Designs e foi muito bom, com uma remada mais fácil do que as minhas pranchas maiores. Vou experimentar na próxima vez que o surfe estiver grande.

Você já veio ao Brasil? Qual é a sua expectativa de vir ao nosso país e pegar boas ondas?

Tenho muitos amigos queridos do Brasil e recebo muitos convites para visitá-los. Estou ansioso para este dia, pois ainda não tive a chance de ir.

Você planeja construir outros resort pelo mundo?

Não planejo construir mais nada. Para mim, a vida é para ser simples e com um estilo de vida relaxante com a minha família. Enquanto pudermos continuar esta vida maravilhosa e eu puder sustentar minha família, isso é o suficiente para mim. Eu não preciso ficar rico, e qual é o verdadeiro significado de ser rico em primeiro lugar? Somos ricos em nosso estilo de vida e isso é o que mais importa.

Além do seu resort, você recomenda algum outro resort de surfe em outros países?

Eu nunca fiquei em outro resort de surfe em qualquer outro lugar, por isso não posso dar qualquer recomendações.

Quais são as vantagens e desvantagens (se possível) de viver uma vida na floresta?

Há muitas vantagens para mim vivendo na selva, mas para outras pessoas, especialmente as pessoas que vivem na cidade, elas podem ser vistas como desvantagens. Aqui temos ar limpo e oceano e meio ambiente. A vida é simples e cultivamos a terra e lutamos pela auto-sustentabilidade em nossa fazenda no meio da ilha. Nós não temos tráfego, muito pouca poluição e a vida é ótima aqui.

Acesse Kandui Villas Resort para mais informações.