A receita surfe

Conheça a origem do Poke, prato tradicional no Havaí e que vem ganhando cada vez mais espaço na culinária brasileira.

0

No Havaí, quando se sai de barco para pescar com um havaiano, você vai reparar que é muito comum eles levarem Gohan (arroz japonês). Na hora que bate a fome, eles misturam o Gohan com o peixe fresco que pescaram. É um costume que vem de muitos anos entre os pescadores havaianos.

No início eles enrolavam tudo em seaweed (algas marinhas), como se fosse um sanduíche, e depois passaram a comer em potes dando origem ao Poke Bowl. Em havaiano, Poke quer dizer “fatiar cortar em pedaços” e pela influência japonesa é conhecido em algumas ilhas como Tako Poke e nas ilhas que a linguagem havaiana é mais falada como Ahi Poke.

A base deste prato muito popular no arquipélago é qualquer tipo de peixe ou alguns frutos do mar como o polvo e é servido com condimentos tradicionais, como sal marinho, noz-moscada, algas marinhas e limão. Inicialmente era servido principalmente nos mercados e peixarias do Havaí, utilizando sobras de peixe fresco, uma refeição rápida, prática, saudável e barata.

No Havaí até hoje você encontra o Poke como uma opção barata em peixarias e supermercados, mas a partir dos anos 70 tornou-se popular no arquipélago, com receitas mais elaboradas dando origem a forma atual, acrescentando verduras, legumes e frutas na receita tradicional e temperando com shoyu, óleo de gergelim, sunomono (pepino agridoce) e furikake (flocos de peixe seco).

Por volta de 2012, a partir do litoral da Califórnia, tornou-se popular em todo os Estados Unidos. Em 2016 já são centenas de restaurantes com Poke em seus cardápios, criando novas variações de receitas e opções gourmet. A pouco mais de um ano o Poke chegou ao Brasil e com um extremo sucesso por ser um prato, leve, saboroso e muito saudável. Salada, castanhas, proteína e carboidratos é a combinação perfeita para um pais tropical.

Alguma “pokerias” já estão ganhando destaque, como é o caso do Poke Poke, Hi Pokee, Let’s Poke e do Nakrô Poke.

O Nakrô Poke, localizado na rua Bela Cintra, região da Consolação, São Paulo (SP), possui um cardápio de receitas tradicionais e opções adaptadas para diversos gostos. Pokes elaboradas com diferentes ingredientes, como por exemplo opções gralhadas com salmão ou frango e vegetarianas a base de Shimeji, de Tofu marinado com edamame ou de grão de bico.

Se você ainda não experimentou, vale a pena conhecer.