Reef artificial a caminho

Prefeitura da Gold Coast adianta para abril o início das obras de um recife artificial em Palm Beach.

0
Recife ficará em Palm Beach, bairro localizado entre as praias de Burleigh Heads e Currumbin.

Depois da erosão causada pelo ciclone Oma em Palm Beach, a prefeitura da Gold Coast resolveu adiantar para abril o início das obras para a construção de um recife artificial no local.

Com um orçamento superior a 18 milhões de dólares australianos (cerca de R$ 54 milhões), o recife será feito com enormes pedras de até oito toneladas. Os pedregulhos serão colocados usando barcaças especializadas e equipamentos de construção naval.

“A ideia é que esse recife artificial, de estrutura rochosa, seja mantido e fique aqui por muitos anos. É uma estrutura bem grande, mas precisamos disso para garantir que essa parte da praia seja segura”, diz o prefeito da Gold Coast, Tom Tate.

Desde que o projeto foi lançado, a construção do recife artificial tem intrigado a comunidade do surfe da cidade do leste australiano, que espera que Palm Beach possa proporcionar algumas ondas de classe mundial como as vizinhas Snapper Rocks, Burleigh Heads e Kirra.

Acredita-se que a construção levará 18 meses para ser concluída, o que depende de fatores como o tempo. O primeiro passo será soltar as pedras na área antes de elas serem estrategicamente posicionadas.