Mark Thomson

Justiça condena agressor

Justiça australiana declara que Mark Thomson é culpado pela agressão à ex-Top da elite mundial Jodie Cooper em Lennox Head.

0
Mark Thomson vai ao tribunal em Ballina com o colchão inflável que surfava no dia da agressão.Leah White / ABC North Coast
Mark Thomson vai ao tribunal em Ballina com o colchão inflável que surfava no dia da agressão.

O australiano Mark Thomson foi declarado culpado pela agressão à ex-Top da elite mundial Jodie Cooper em agosto de 2019 no point break de Lennox Head, Austrália.

O caso, que chamou a atenção da mídia australiana, foi julgado na última semana pela juíza Karen Stafford no tribunal de Ballina, estado de New South Wales.

Depois de uma discussão no outside, Mark – que surfava com um colchão inflável – acabou segurando a cabeça de Cooper por diversas vezes embaixo da água.

“Toda vez que eu vinha para a superfície ele puxava meu cabelo e me empurrava para baixo novamente”, contou Cooper ao tribunal. Ela ainda precisou fingir que estava desmaiada para conseguir escapar das mãos do agressor.

Cooper ainda relatou que ferimentos físicos e psicológicos começaram a se manifestar nos dias após o incidente. Mark é pai do renomado shaper Daniel “Tomo” Thompson.

O tribunal recebeu um pequeno vídeo dos segundos finais da briga e a magistrada Karen Stafford apoiou a versão de Cooper, rejeitando a tese de defesa de Mark Thomson.

O incidente ocorreu em um dia de excelentes condições em Lennox Head, com mais de 100 surfistas na água. A sentença será proferida no próximo mês, mas o tribunal indicou que Thomson será obrigado a prestar serviços comunitários.

Jodie Cooper se disse aliviada quando o veredito foi anunciado. “Espero que isso envie uma mensagem, não apenas às pessoas que estão fazendo, mas para as pessoas que estão com medo de denunciar. Eu vi muitas ocorrências horríveis na água e ainda existem alguns personagens que continuam fazendo isso”, afirmou a ex-Top e campeã australiana.