Reserva protegida

Reserva Mundial de Surf da Gold Coast ganha proteção da lei.

0
Reserva Mundial de Surf da Gold Coast ganha proteção da lei.

A primeira ministra de Queensland anunciou que a Reserva Mundial de Surf da Gold Coast agora está legalmente protegida pela legislação.

Annastacia Palaszczuk fez o anúncio inesperado quando centenas de surfistas, conservacionistas e cientistas concluíram a 6ª Conferência Global Wave, realizada no campus da Gold Cross da Southern Cross University.

O chefe do governo de Queensland assinou a ordem executiva em 11 de fevereiro de 2020, pouco antes da abertura do evento.

Palaszczuk disse que pediu ao ministro do esporte, Mick de Brenni, que investigasse a proteção legal da Reserva Mundial de Surf da Costa Dourada.

O trecho de 16 quilômetros de costa de Burleigh a Point Danger foi oficialmente declarado a 8a Reserva Mundial de Surf em março de 2016.

“O que tenho ouvido das pessoas é que elas gostariam de um pouco mais de segurança em torno da reserva. Meu governo agora vai analisar ativamente a legislação sobre a reserva de surfe aqui em Queensland”, disse Annastacia Palaszczuk.

“Não quero ver isso confuso em 20, 30, 40 ou 50 anos. Quero garantir que esta área da costa esteja absolutamente protegida como reserva de surfe”.

Sobre a proteção legal

A conferência – um evento internacional de conservação do oceano – estreou na Austrália na semana passada na Southern Cross University e desafiou uma comunidade de surfe mais ampla a intensificar-se e se juntar à luta global para proteger nossos oceanos.

A cúpula foi organizada pela Reserva Mundial de Surf da Gold Coast, juntamente com a Save The Waves Coalition e a Surfrider Foundation, e consolidou a reputação da cidade como o coração e a capital do surfe e da conservação na Austrália.

Wayne Rabbit Bartholomew, patrono da Reserva Mundial de Surf da Gold Coast e ex-campeão mundial, acredita que “a conferência de 2020 exigiu que os surfistas sejam mais proativos em relação à conservação dos oceanos”.

A notícia também coincide com a dedicação da 10ª Reserva Mundial de Surf em Noosa, no dia 21 de fevereiro, uma cerimônia pública que ocorre no parque nacional.

“Uma pergunta recorrente foi feita por muitos: a primeira ministra estenderá a proteção legal às reservas mundiais de surfe em Queensland?”, questionou a Save the Waves Coalition.

O impacto das mudanças climáticas nos recentes incêndios na Austrália e nas subsequentes inundações que ocorreram, o primeiro recife artificialmente bem-sucedido do mundo e a preparação da Austrália para os Jogos Olímpicos de 2020 foram alguns dos outros tópicos discutidos.