Pilar ecológico

Compromisso com a questão ambiental marca Oi Rio Pro em Saquarema (RJ).

0
Sustentabilidade é um dos focos do Oi Rio Pro em Saquarema (RJ).

Compromisso com a questão ambiental. Este é um dos principais pilares da World Surf League – WSL. E, na etapa brasileira realizada em Saquarema não é diferente. A sustentabilidade é um dos focos da elaboração do projeto.

No terceiro ano consecutivo de disputas em Saquarema (e também nas outras 10 etapas realizadas ao redor do mundo), a bandeira do Meio Ambiente segue como uma das principais preocupações de organizadores e órgãos públicos locais. Em 2019, o resíduo gerado no Campeonato continuará sendo destinado à Associação de Recolhedores e Selecionadores de Resíduos Sólidos de Saquarema – ARESA, gerando trabalho e renda para várias famílias saquaremenses.

Além disso, outras ações foram tomadas pela WSL em parceria com instituições de interesse social e órgãos públicos. Desta forma, podem-se destacar: a preocupação com a neutralização de CO2; ter um evento livre de plástico; também não serão utilizados plásticos do tipo single use (de uso único); as lonas do evento também serão encaminhadas à ARESA; oficinas de educação ambiental, dentre outros.

“A preocupação com um evento sustentável não é um privilégio de Saquarema, pois isso ocorre em todas as etapas do circuito. É uma ação natural, que já integra o espírito do evento. Todo surfista tem em sua essência essa conectividade com a natureza”, afirmou Xandi Fontes, Diretor Geral da WSL South America.

Outra ação importante é a World Surf League PURE, uma ONG sem fins lucrativos, que significa Protecting, Understanding and Respecting the Environment – Protegendo, Compreendendo e Respeitando o Meio Ambiente. Ela tem a missão de inspirar, educar e fortalecer a proteção dos oceanos, começando pela comunidade global do surfe. A WSL PURE está focada especificamente na crise climática, poluição de plástico e erosão costeira.

Além da grande importância no cenário esportivo, a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surf deixará um grande legado na Educação de Saquarema. Em parceria com patrocinadores, a WSL e a Secretaria de Educação e Cultura realizarão ações e oficinas de Educação Ambiental com alunos da cidade. O “Circuito JEEP de Sustentabilidade” contará com atividades lúdicas e pedagógicas, transformando as crianças em Guardiões da Praia.

Dentre os trabalhos que serão realizados, há rodas de conversa; abordagens sobre as problemáticas e soluções ao lixo marinho; oficinas de coleta e artes com o micro-lixo; plantio de mudas nativas na restinga, entre outras.

“Aplicar esse tipo de atividade fora da escola é a melhor forma de educar, pois elas estarão em contato direto com a natureza, conhecendo e conservando”, afirmou o Secretário de Educação e Cultura, Antonio Peres Alves.

Durante todo evento, equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e a Fiscalização de Posturas atuarão cada uma de acordo com sua competência. A Secretaria de Transportes e Serviços Públicos aumentou seu efetivo para a região, garantindo serviços de manutenção e limpeza. Além disso, a Prefeitura de Saquarema conta com o apoio da população para garantir o sucesso do Campeonato.

Ao término das competições, a WSL apresentará um relatório final com as ações adotadas na cidade, seus impactos e resultados obtidos durante todo o período do Mundial.

Fonte: Saquarema.gov.br.