Oi Rio Women's Pro

Stephanie faz a festa

Stephanie Gilmore vence o Oi Women's Rio Pro em Saquarema e amplia vantagem na corrida pelo título mundial.

0
Stephanie Gilmore vence o Oi Rio Women’s Pro.

A australiana Stephanie Gilmore ficou com o título do Oi Rio Women’s Pro, etapa feminina do Championship Tour encerrada nesta quarta-feira, em Saquarema.

Depois de proporcionar ótimas condições durante boa parte do dia, a praia de Itaúna contou com ondas medianas durante as baterias decisivas, quando o swell começou a perder a força e o vento oeste passou a prejudicar um pouco a formação das ondas.

Ao notar a mudança nas condições, Stephanie resolveu investir nas direitas e se deu bem, obtendo 6.43 e 5.10, contra 3.67 e 4.33 de Lakey, que vinha arrepiando de backside, mas não conseguiu repetir as boas atuações na batalha decisiva.

“Finalmente eu consegui vencer aqui, pois já faz um tempão que estou atrás de uma vitória aqui no Brasil”, disse Stephanie Gilmore. “Tive alguns momentos difíceis aqui e é sempre um desafio competir com tantas meninas talentosas que estão no Tour. Mas, eu adoro o Brasil, esse lugar é lindo e me diverti bastante. Consegui tocar minha guitarra num show com as meninas (Lakey Peterson e Carissa Moore) esta semana, peguei altas ondas e só quero agradecer a todos os fãs do Brasil. Muito obrigada, amigos, e já estou ansiosa para voltar aqui no ano que vem”.

Lakey Peterson é vice-campeã.

A norte-americana Lakey Peterson poderia recuperar a liderança do ranking se vencesse o Oi Rio Pro, mas não foi feliz na escolha de ondas e o placar terminou em 11,53 a 8,00 para a australiana.

“Foi um evento incrível e só tenho que agradecer todo esse público que encheu a praia para assistir a gente, foi muito divertido”, disse Lakey Peterson. “Saquarema é uma cidade linda, pegamos altas ondas nas esquerdas aqui de Itaúna, os meninos estavam quebrando nas direitas lá na Barrinha e hoje (quarta-feira) aqui parecia Cloudbreak quando está pequeno. Estou feliz em continuar numa boa posição na corrida pelo título mundial junto com a Stephanie (Gilmore) e agora já vou começar a focar na próxima etapa, em Bali”.

Stephanie comemora com o público.

Em sua primeira participação como representante brasileira na World Surf League, a gaúcha Tatiana Weston-Webb chegou à semifinal do Oi Rio Women’s Pro e terminou em terceiro lugar na prova.

Depois de superar a cearense Silvana Lima nas quartas de final, Tati caiu diante da californiana Lakey Peterson na semi.

Em disputa acirrada, Lakey somou 5.10 e 6.17, contra 5.17 e 5.23 de Tati, que lutou até o fim pela classificação.

Na outra semi, Stephanie Gilmore derrotou a compatriota Nikki Van Dijk pelo placar de 11.00 a 9.67 pontos.

Nesta quinta-feira, a World Surf League promove uma chamada às 6:45h para a categoria masculina, mas a previsão é de que as condições melhorem apenas na sexta-feira, com a chega de um swell de sul / sudoeste.

Existe a possibilidade de a competição ser encerrada na Barrinha, pico alternativo que recebeu as baterias das três primeiras fases da prova.

Tatiana Weston-Webb para na semifinal e fica em terceiro lugar.

Previsão das ondas (por Herbert Passos Neto)

Sexta-feira: 1,5 metro de sul-sudoeste com período de 11 segundos. Vento fraco de nordeste de manhã, virando gradativamente para leste cada vez mais forte à tarde.

Sábado: De manhã, pouco mais de 1 metro com período de quase 11 segundos, com vento fraco de nordeste. À tarde, ondas mais de sul com 1 a 1,5 metro e período de 13 segundos, com vento indefinido / sem vento.

Domingo: De manhã, 15, a 2 metros de sul com período de 13 segundos. Vento fraco de noroeste. À tarde, tendência de ondas um pouco maiores em direção ao fim do dia com vento forte de sudoeste.

Silvana Lima cai nas quartas de final.

Oi Rio Pro Women’s Pro 2018

Baterias do dia

Round 3 feminino

1 Sally Fitzgibbons (AUS) 11.17, Keely Andrew (AUS) 9.64, Tyler Wright (AUS) 6.17
2 Nikki Van Dijk (AUS) 14.36, Stephanie Gilmore (AUS) 12.50, Caroline Marks (EUA) 4.67
3 Silvana Lima (BRA) 15.90, Lakey Peterson (EUA) 15.23, Johanne Defay (FRA) 13.16
4 Carissa Moore (HAV) 15.33, Tatiana Weston-Webb (BRA) 11.50, Sage Erickson (EUA) 11.34

Quartas de final

1 Stephanie Gilmore (AUS) 13.06 x 10.00 Sally Fitzgibbons (AUS)
2 Nikki Van Dijk (AUS) 10.83 x 5.77 Keely Andrew (AUS)
3 Tatiana Weston-Webb (BRA) 15.33 x 4.60 Silvana Lima (BRA)
4 Lakey Peterson (EUA) 12.67 x 9.57 Carissa Moore (HAV)

Semifinais

1 Stephanie Gilmore (AUS) 11.00 x 9.67 Nikki Van Dijk (AUS)
2 Lakey Peterson (EUA) 11.27 x 10.40 Tatiana Weston-Webb (BRA)

Final

Stephanie Gilmore (AUS) 11.53 x 8.00 Lakey Peterson (EUA)