Estudantes valorizados

Ídolos do Oi Hang Loose Pro Contest interagem com alunos da rede pública de ensino de Fernando de Noronha (PE).

0
Álfio Lagnado promove encontro de ícones do Oi Hang Loose Pro Contest com estudantes da Escola Arquipélago.

A passagem do Qualifying Series por Fernando de Noronha (PE) também gera uma importante ação social com os alunos da única escola de Ensino Médio no local. Como ocorreu em 2019, o empresário Álfio Lagnado, diretor da Hang Loose e criador do evento, reuniu algumas estrelas do Elétron Energy apresenta Oi Hang Loose Pro Contest, no final da tarde desta quinta-feira (13) para interagirem e contarem suas experiências com os estudantes da Escola Arquipélago.

A competição está sendo realizada na Praia da Cacimba do Padre e os organizadores aproveitaram a folga nas disputas para esse encontro, que contou com o diretor de prova, Fábio Gouveia, sem dúvida um dos grandes ídolos do esporte no Brasil, seu filho Ian Gouveia, que já representou Pernambuco no Championship Tour; Bernardo Pigmeu, também representante pernambucano; e Jessé Mendes, outro atleta que integrou a elite mundial.

Com a quadra da escola cheia, houve apresentação de música, dos jovens da Patrulha Ecomirim e a interação entre os atletas e alunos. Álfio fez questão de lembrar de ex-alunos da escola que hoje se destacam no evento, para ilustrar como essa interação é importante, chamando Marlos Amarante, hoje presidente da Associação de Surf de Fernando de Noronha, e Thor, que tem síndrome de Down e trabalha como beach marshall, o responsável por entregar as lycras de competição aos atletas.

Beach marshall, Thor é uma das figuras carismáticas do QS 5.000 na Cacimba do Padre.

“O Marlos quando tinha a idade de vocês ou menos ficava brincando na praia quando começamos a fazer o evento em 2000, foi se envolvendo com a organização, com o surfe, hoje é o presidente da ASFN e ajuda muito a colocar esse evento de pé. Nós sempre chamamos pessoas da ilha para aprender, evoluir e no ano passado, a Associação indicou o Thor, que por conta dele incluiu no trabalho um beijo e um abraço nos atletas e foi eleito o melhor funcionário do campeonato, não atrasando um minuto”, lembra.

Álfio destacou a importância da participação dos jovens nos esportes e agradeceu o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio, o secretário executivo de Esportes, Diego Pérez, a Administração da Ilha, com Guilherme Rocha, e os patrocinadores Oi e Elétron Energy. “Sem eles o evento não aconteceria”, destacou.

“É muito legal ver essa garotada feliz, ver os ídolos deles, pessoas simples que cresceram e ganharam a vida com o surfe. Muito bom essa referência para os jovens. Essa ação faz parte do evento e é importante”, reforçou Álfio, também citando a Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo de Pernambuco. “Nos ajudou muito a colocar o evento em pé”, falou.

Para completar a festa foram sorteados cinco kits do evento e duas pranchas, uma de Ian Gouveia, e outra de Fábio Gouveia entre os alunos da escola. “O esporte é isso. Essa integração e exemplos do passado e do presente, que trilham um caminho de esperança para um futuro diferenciado. O esporte aproxima, inspira, anima e dá esperança para tantas crianças e jovens que querem um futuro melhor. E o esporte também ensina cidadania”, completou o secretário Diego Pérez.