Últimas vagas em jogo

Gabriel Medina, Italo Ferreira e outros dois atletas carimbam passaporte aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Saiba como ficou a briga pelas últimas vagas.

0
Gabriel Medina vai representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A última quarta-feira (11) contou com baterias decisivas nas três frentes de batalha que estão sendo travadas no Billabong Pipe Masters: título mundial da temporada, últimas vagas para o CT e Olimpíadas de Tóquio em 2020.

O ranking da WSL está classificando dez surfistas, limitado a dois por país. Quatro chegaram ao Havaí já garantidos para a estreia do surfe como esporte olímpico no Japão, o sul-africano Jordy Smith, o norte-americano Kolohe Andino, o japonês Kanoa Igarashi e o francês Jeremy Flores.

Mais quatro nomes foram confirmados na quarta-feira. Os primeiros foram os do Brasil, Italo Ferreira e Gabriel Medina, com a derrota de Filipe Toledo na quinta bateria do dia. Na oitava, Joan Duru perdeu para Kelly Slater e o taitiano Michel Bourez ficou com a segunda vaga da França. Na décima, Caio Ibelli acabou confirmando Owen Wright como primeiro classificado da Austrália na vitória sobre Wade Carmichael, pois Ryan Callinan já estava fora também.

Restam apenas duas vagas para fechar a lista dos dez indicados pela WSL. Uma é a dos Estados Unidos e Kelly Slater já precisa chegar na final do Pipe Masters para superar John John Florence. O havaiano garante seu nome nas semifinais e, se passar para as quartas de final, já obriga Slater a vencer o evento.

A outra vaga é da Austrália, que Julian Wilson pode garantir se derrotar Yago Dora na segunda oitava de final. Aí acaba com a chance do único concorrente, Jack Freestone, que já necessita vencer o campeonato para superá-lo.

Nascido no Taiti, Michel Bourez vai competir sob a bandeira francesa no Japão.

Atletas já classificados aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 pelo ranking do Championship Tour*

Kolohe Andino (EUA)
Kanoa Igarashi (JPO)
Jeremy Flores (FRA)
Michel Bourez (FRA)
Italo Ferreira  (BRA)
Gabriel Medina (BRA)
Owen Wright (AUS)
Jordy Smith (AFR)

*Restam duas vagas